Home Top

9/11 Memorial em Nova York

Read the original post and follow Expedição Novo Mundo's overland adventures on their website: Expedição Novo Mundo.


Nos últimos posts, falei sobre alguns prédios famosos de Nova York e contei como foi ver a cidade lá do alto. Um dos prédios mais icônicos de Nova York, infelizmente, não está mais lá. Em 11 de setembro de 2001, um atentado terrorista derrubou duas torres do complexo do World Trade Center e várias vidas foram ceifadas. Um dia da História que nós nunca vamos esquecer. Até hoje eu me lembro onde estava e o que estava fazendo quando vi pela TV (junto com milhares de pessoas pelo mundo) uma das tragédias mais marcantes da História Moderna.

 

Onde antigamente ficavam as Torres Gêmeas, hoje existe um grande memorial em tributo àqueles que morreram no atentado de 11/09. Nós visitamos o National September 11 Memorial e agora contamos como foi.

 

A entrada é gratuita mas você precisa reservar seu ingresso pela internet, telefone ou email. O ingresso tem data e hora e você não pode entrar no memorial nem antes, nem depois. Se você conseguiu fazer a reserva pela internet, então deve passar no centro de visitantes para pegar o ingresso mesmo. Só com esse ingresso você consegue entrar no memorial. Se você não conseguir reservar pela internet, pode ir diretamente ao centro de visitantes do memorial, entrar na fila e ver se tem ingresso disponível pro mesmo dia. É arriscado porque todo mundo quer conhecer o memorial, então os ingressos terminam logo. Quando for ao centro de visitantes do memorial, não deixe de conferir o pequeno “museu” com peças remanescentes do World Trade Center, itens de pessoas que estavam lá e muitas fotos.

 









 

Assim como a maioria das atrações que visitamos em Nova York, o esquema de segurança e a revista é constante. Somos revistados, é preciso tirar os casacos e abrir as bolsas para os policias. Vamos andando em fila indiana até chegar a um grande espaço aberto. Onde antes ficavam as Torres Gêmeas, hoje estão duas piscinas (do mesmo tamanho da base dos prédios) e as maiores cachoeiras artificiais dos Estados Unidos. Ao redor das piscinas, estão gravados os nomes de cada pessoa que faleceu nos atentados de 11/09.

 



 

A experiência é muito intensa. Você sente uma dor pelo outro impressionante quando vê todos aqueles nomes gravados no mármore. As imagens daquele dia voltam à memória e não dá pra sentir outra coisa senão tristeza e pesar. O barulho da água caindo é tão alto que seu coração bate mais rápido do que o normal e o fato de não vermos o “fundo” da cachoeira dá uma aflição enorme.

 








 

Ao lado de uma das piscinas, está a única árvore que sobreviveu ao ataque, e por isso diferente de todas as outras, que foram plantadas por causa do memorial. Junto memorial estão centro construídos um museu e um novo World Trade Center, também chamado de Freedom Tower (Torre da Liberdade).


 

Visitar o 9/11 Memorial foi uma experiência intensa e inesquecível. Não deixe de incluir o memorial no seu roteiro quando for a Nova York.

 

About Expedição Novo Mundo

Trip Start: Trip End: .

, , , , , ,

No comments yet.
Add Comment Register



Leave a Reply

CAPTCHA Image

*