Home Top

Barcelona e a chegada do Troller!

Read the original post and follow Expedição Infinita Highway's overland adventures on their website: Expedição Infinita Highway.

Foram 15 dias de espera até que o barco chegasse com o Troller em Barcelona. Apesar da constante ansiedade em ver o carro estávamos entre amigos e curtindo esta cidade cosmopolitana cheia de vida e belezas arquitetônicas, sem falar é claro da boa culinária.

O primeiro documento que recebemos informando sobre a chegada do Troller pedia que realizássemos primeiro a aduana e que fossemos depois à oficina Kline (empresa que contratamos para o envio marítimo) efetuar um pagamento no valor de de 11,25 euros conforme o PDF enviado por eles, então mediante a liberação deles poderíamos ir diretamente ao porto retirar o nosso carro. Infelizmente as coisas não correram exatamente como o esperado. Após passarmos pela aduana, o que foi extremamente simples e gratuito (nos deram um papel autorizando a circulação do carro em território europeu pelo prazo de seis meses, após este período teríamos que sair e então regressando por terra seria feita outra aduana e nova autorização nos seria dada, também não fomos obrigados a comprar nenhum tipo de seguro, o que até tentamos fazer mas não foi possível pelo fato do Troller não existir no sistema deles, rsrs), depois fomos à Kline, lá nos apresentaram uma outra fatura no valor de quase 700 euros. Mostramos o papel que eles mesmo haviam nos enviado com o outro valor e disseram que era sempre feito assim como formalidade, mas que todo mundo sabia que os gastos eram maiores que 11,25 euros. Bem, restava saber TODO MUNDO quem? O novo valor em questão cobria retirar o carro do barco, um lugar para estacioná-lo e umas taxas mínimas de porto. A princípio nos recusamos a pagar e fomos falar com nosso agente em Miami que entrou em contato com o diretor da empresa solicitando esclarecimentos pelo elevado custo, enquanto isto conversamos com nossos amigos sobre o ocorrido e eles também ficaram indignados e voltaram conosco ao escritorio da Kline pedir falar em “catalão” que picaretagem era aquela. Claro, que era péssimo pagar este alto valor, mas o que realmente nos chateou foi que em nenhum momento nos haviam informados disto, pelo mesmo serviço em Baltimore pagamos 150 dólares, então porque aqui era tão exorbitante, tudo bem, Baltimore é Baltimore e Europa é Europa, mas de qualquer modo faltou clareza nas informações. Voltamos para casa e esperamos o contato do responsável pela Kline que prontamente refez os cálculos abaixando os custos em praticamente 50% e pedindo desculpas pelo o ocorrido. Quando a questão do valor foi fechada já era sexta-feira e já não mais poderíamos retirar o carro, o jeito foi esperar até segunda-feira!

Já com toda a papelada em mãos pegamos um táxi e fomos direto ao porto na segunda-feira, chegando lá esperamos meia hora até que o funcionário fumasse, atendesse o celular, contasse piadas para outro colega e finalmente tivesse boa vontade de simplesmente olhar os papeis carimbar e chamar o cara que nos levaria até o carro para sairmos dirigindo. Enfim, lá estava o nosso moleque pisando em solo europeu, parecia que tudo estava 100% mas olhando mais de perto constatamos que haviam roubado algumas coisas como nossos tripés, lanterna, nossa coleção de moedas de cada país por onde passamos e até nossas mãozinhas que ficavam presas no porta-malas, acreditamos que só não levaram mais nada porque colocamos cadeado em tudo e assim levariam mais tempo para arrombarem. Este é o preço que se paga por enviar o carro por RoRo (o carro vem estacionado no pátio do navio e as chaves ficam com eles), mas tudo bem a equipe estava completa de novo!

Passeando por Barcelona!

Ao contrário de Miami que logo assim que pegamos o carro corremos para as estradas, em Barcelona ficamos mais alguns dias procurando o novo componente da viagem, uma caravana.

Passar o inverno europeu acampando não era exatamente o que tínhamos em mente, mesmo porque os campings não são baratos e estacionar gratuitamente em praças e ruas é permitido em muitos países, esta foi a alternativa mais econômica e confortável que encontramos para enfrentar o frio.

Enquanto procurávamos a caravana perfeita para nós, ou seja, barata, abaixo de 650kg para não termos que utilizar outro registro, com chuveiro, banheiro, cozinha e claro aquecedor, aproveitávamos a companhia dos amigos e os bons passeios pela cidade.

Barcelona e a chegada do Troller!

Park Güell e o estilo de Gaudi!

Joan Miró outra marca registrada de Barcelona!

Não importa a época que você visite Barcelona sempre haverá homens nus! icon smile Barcelona e a chegada do Troller!

Barcelona e a chegada do Troller!

Assim que aparecerem os táxis preto e amarelo você saberá que está em Barcelona!

A última vez que estivemos aqui foi em 2006 e visivelmente muita coisa mudou, desta vez havia um número maior de pedintes, mais sujeira pelas ruas, muito mais turistas e muitas manifestações. Nos noticiários escutávamos sobre as baixas temperaturas nos outros países europeus e Barcelona apesar de alguns dias bem frios mantinha o céu azul, os restaurantes sempre cheios assim como os pontos turísticos e muitas atrações por toda parte. Aproveitamos para visitar cidades vizinhas que não tínhamos ido da última vez, mas sem dúvida o melhor de tudo neste período foi rever e fazer novos amigos!

Reencontro com Daniel e Marcello!

Barcelona e a chegada do Troller!

Reencontro com Timea e Nagy!!

Finalmente conhecendo ao vivo o casal de amigos viajantes Jarbas e Cleusa!

O esperando reencontro com os amigos Artur e Marisa, somado à companhia do novo amigo Jean!

Foi numa segunda-feira depois de muito procurarmos que encontramos a caravana ideal, ela atendia exatamente todas as nossas exigências e cabia no bolso, deixamos tudo arranjado para no sábado irmos buscá-la e seguirmos então viagem. Tivemos tempo para os últimos jantares, mais umas pedaladas, cinema, fotos e planejamento, afinal de contas a ideia era seguir pelo sul da Europa sempre em direção ao leste e então descer pela costa do Adriático até a Grécia, compramos tantos livros e mapas que ficou complicado arrumar as coisas de volta no Troller.

Barcelona e a chegada do Troller!

Tomates variados para as delícias catalãs!

Chocolate quente suíço com creme fresco e acompanhado de melindros!

Barcelona e a chegada do Troller!Panallets, os tradicionais doces catalães do Dia das Brujas!
 Barcelona e a chegada do Troller!

Matò, o queijo cremoso regional comido como sobremesa junto com frutas secas e mel!

Dia de acoplarmos nossa caravana descobrimos que a parte da instalação elétrica precisa de alterações e foi quase todo o dia acertando isto para que tudo funcionasse, mas no final deu tudo certo, agora faltava se adaptar a dirigir o Troller “estendido” nas estreitas ruas das cidades europeias e ver como ele se comportaria com este peso extra, por hora estávamos curtindo a novidade e empolgados em retomar nosso rumo.

Dia de seguir viagem junto com os grandes amigos!

Barcelona e a chegada do Troller!

Novo integrante da equipe!